Seguidores

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lombo Assado com Alecrim


Ingredientes:
2kg de lombo de porco com osso
3 dentes de alho amassados
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de pimenta do reino moída
2 galhos de alecrim (de aproximadamente 15cm cada)
azeite de oliva.
Modo de fazer:
Ao comprar a carne, peça ao açogueiro para cortá-la entre as vértebras, somente o suficiente para facilitar o corte na hora de servir. Com uma faca estreita e bem afiada, fure a carne em vários pontos, inclusive perto do osso.
Amasse bem o alho, reduzindo-o a purê e misture-o ao sal, a pimenta do reino e o alecrim picado fininho (só as folhas).
Pré aqueça o forno em 170°C. Com essa mistura, vá enchendo os furos feitos na carne, distribuindo a pasta uniformemente. Deixe sobrar um pouco da mistura para esfregar bem a parte de externa do lombo.
Amarre a peça para que mantenha o formato durante o cozimento e coloque-a sobre uma assadeira untada com azeite. Regue mais azeite sobre a carne e leve ao forno para assar.
Asse durante 1:30 horas ou até a carne soltar um líquido transparente quando furada perto do osso, em um ponto bem carnudo. Aumente então a temperatura para 220°C e continue assando por mais 20 a 30 minutos, para a carne ficar bem corada.
Retire do forno e depois de 10 minutos, corte-a em fatias aproximadas a espessura do osso. Sugestão: Se desejar, adicione batatas cortadas em pedaços na metade do cozimento, revirando-as bem na gordura para que não grudem na assadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário